À primeira vista, a pergunta do título pode parecer boba ou até referente a uma tarefa simples antes de servir a carne no prato. Mas a realidade é que cortar uma peça é um fator importantíssimo para manter a textura e sabor ideais de cada tipo de carne. Você já pensou que é possível avaliar a qualidade de uma churrascaria apenas observando como os cortes são feitos?

Se esse é um conhecimento que você deseja ter, continue por aqui. Aprenda a forma correta de cortar a carne de churrasco e torne-se um especialista.

Picanha, o corte independentemente do preparo

A picanha é a carne preferida da maioria dos brasileiros. Em um churrasco, ela pode ser preparada em diferentes formas. Desde a peça inteira no bafo, passando pelo espeto e até mesmo em bifes grossos com mais de dois centímetros.Independentemente da forma com que ela for preparada, o corte deve ser sempre no sentido da fibra.

Maminha, atenção ao corte antes mesmo de assar

A atenção ao corte da maminha deve começar antes do preparo. Mais precisamente, enquanto estiver temperando a carne. Isso porque o ideal é fazer pequenos cortes ao longo da camada de gordura para que o sal consiga penetrá-la. Só assim ela estará pronta para entrar na churrasqueira.

Mas atenção, assim que assada, a maminha deve ser servida imediatamente e o seu corte é diferente do corte da picanha. Para que ela fique ainda mais macia, deve ser cortada no sentido contrário ao das fibras.

Carré de cordeiro, o corte que dá sofisticação e sabor

O carré de cordeiro é uma carne que impressiona. Não apenas pelo sabor marcante e carne suculenta, mas pela aparência inconfundível. Nesse caso, se você estiver em uma churrascaria e quiser avaliar o preparo do carré, o segredo é prestar atenção aos ossos. Isso porque durante o seu preparo são raspados todos os resíduos da carne ao longo dos ossos. Dessa forma, apenas a carne de qualidade é mantida.

Filé mignon, o corte de churrasco com maestria

O filé mignon é um dos cortes mais valorizados do mercado. Isso porque o mínimo erro na hora de preparar a peça pode colocar toda a sua maciez a perder. A maioria das churrascarias irá servir o filé em medalhões. Isso significa que ele será cortado com dois dedos de largura quando ainda crua. Ou seja, depois de assada ela ficará um pouco mais estreita.

Costela bovina, o corte que diferencia a premium da comum

A costela pode ser preparada de diversas formas. Em uma churrascaria, ela será servida como costelinha ou como costela premium. A grande diferença entre as duas está no corte que é feito. Isso porque na versão mais sofisticada são aproveitadas as regiões próximas às oito últimas vértebras do boi. Enquanto a costelinha pode ser preparada com todo o restante da peça. 

Para saber como cortar a carne de churrasco é fundamental, antes de mais nada, conhecer a carne que será servida. Cada uma delas exigirá uma técnica específica e respeito às suas características. Com essas dicas em mente, o segredo principal para um corte perfeito é a faca do churrasqueiro. Ela deve ser grande e afiada para que cada passada seja precisa.

Se você gostou desse conteúdo e quer se manter constantemente informado sobre o mundo das carnes de churrascarias, assine a nossa newsletter. O conteúdo é original, exclusivo e entregue diretamente na sua caixa de entrada.