Alguns prazeres da vida são indescritíveis. A gastronomia, sem dúvida, é um deles. E não é só pela comida em si, mas pelo fato de que por meio dela é possível conhecer culturas, sociabilizar e sentir as mais variadas emoções.

Para os amantes da boa mesa, a culinária brasileira é um verdadeiro deleite. E o melhor: dá para unir uma viagem inesquecível a um destino que agrade ao paladar.

Conheça agora 5 roteiros gastronômicos no Brasil de dar água na boca!

1. Rota do Queijo em Minas Gerais

Se o pão de queijo já é uma delícia, imagine buscar na fonte a origem desse laticínio. É em Minas Gerais que são produzidos os queijos mais famosos do Brasil, entre eles, o Queijo Canastra.

Com casquinha amarela e interior maturado, a iguaria é produzida em fazendas tradicionais, que oferecem passeios guiados, possibilitando ao visitante acompanhar toda a produção, degustar e comprar exemplares do queijo para levar para casa ou presentear um importante parceiro de trabalho.

Ainda é possível aproveitar e incluir no roteiro uma visita à Serra da Canastra, uma reserva com mais de 70 mil hectares, repleta de muitas belezas naturais e vida animal.

2. Rota do Vinho no Rio Grande do Sul

Não dá para falar de queijo, sem lembrar do vinho. A bebida fermentada é o acompanhamento perfeito para essa especiaria, mas também para carnes e massas.

A cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, faz parte do Vale dos Vinhedos. Ela concentra vinícolas e uma herança europeia que a coloca no topo do ranking dos melhores rótulos nacionais.

Durante o verão, o município promove, todos os anos, o festival Bento em Vindima, que une a colheita das uvas à produção de vinhos e eventos culturais.

Você pode reservar uma visita aos parreirais e, em seguida, participar do ritual de amassar as uvas com os pés, uma experiência para quem busca exclusividade e o melhor dos roteiros gastronômicos do Brasil.

3. Rota do Chocolate em Gramado

Ainda no Rio Grande do Sul, a encantadora Gramado oferece muito mais que frio, neblina e cinema. A cidade concentra inúmeras fábricas de chocolate. Algumas maiores, outras mais caseiras. Porém uma coisa é certa: são deliciosos!

Se ficar na dúvida de qual escolher, não tem problema. Em um passeio rápido pelo centrinho da cidade, inúmeras chocolatarias oferecem degustação dos seus produtos gratuitamente. E inúmeros roteiros turísticos programam visitas às lojas e aos parques temáticos, possibilitando ao visitante conferir de perto como são feitos os chocolates.

Você não aprecia muito doces? Em Gramado você pode tomar um café da manhã digno de rei: o Café Colonial. Um verdadeiro passeio gastronômico pela cultura alemã, adaptada aos ingredientes locais, como pães, frios, frutas, geleias, etc.

4. Rota do Tempero na Bahia

Nem precisa dizer o quanto a culinária baiana se destaca nos roteiros gastronômicos no Brasil. Acarajé, vatapá, caruru, bobó, moqueca e sururu são só algumas das iguarias mais famosas.

A comida de rua é o carro-chefe de Salvador, mas também existem lugares primorosos e sofisticados a serviço da gastronomia local.

No Pelourinho e no Mercado Modelo, dois dos principais pontos turísticos da capital, uma série de bares e restaurantes tradicionais disponibilizam um cardápio rico em mariscos, camarões, peixes, azeite de dendê e demais temperos seletos dessa bela região do nosso país.

Esses pratos combinam perfeitamente com momentos de descontração, como o happy hour.

5. Rota da Criatividade no Pará

A culinária em Belém é levada tão a sério que a cidade já conquistou o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Entre todos os estados do nosso país, é no Pará que encontramos os pratos mais genuinamente brasileiros, isso acontece porque a gastronomia local sofreu pouquíssima influência de outros lugares, preservando as receitas originais.

Graças à diversidade amazônica, nos pratos paraenses não faltam folhas, frutos, aves, raízes, peixes e sementes. Ingredientes, como tacacá, tucupi, açaí, pirarucu e maniçoba, têm feito a cabeça de renomados chefes de cozinha do mundo inteiro.

Um roteiro gastronômico pelo Norte é uma vivência obrigatória para os colecionadores de boas experiências culinárias.

Gostou deste post sobre roteiros gastronômicos no Brasil e quer ficar por dentro das nossas novidades? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter!