Por mais que um almoço seja uma atividade corriqueira, quando envolve uma conversa de negócios, torna-se uma oportunidade de firmar parcerias e se aproximar do cliente. Apesar de menos formal que uma reunião no escritório, por exemplo, há regras que devem ser seguidas para que não haja situações embaraçosas.

Um dos primeiros mandamentos é saber distinguir o cliente do amigo. Estar próximo e ter empatia é diferente de ser íntimo e falar sobre assuntos pessoais, por exemplo. Na hora de pagar a conta, vale a regra de que o responsável é quem fez o convite. Se o convidado quiser dividir as despesas, diga que aceitará em uma próxima oportunidade.

Veja, a seguir, outras dicas que podem ser bastante úteis para guiar o comportamento no almoço de negócios e, assim, conquistar os clientes.

1. Local

Dê preferência a ambientes acolhedores e silenciosos, pois muito barulho tende a atrapalhar a conversa. Vale, ainda, perguntar sobre as preferências gastronômicas do convidado para evitar constrangimentos e deixá-lo mais à vontade. Evite opções exóticas e opte pelas mais comuns.

2. Vestuário

Para mulheres, vale misturar cores desde que não haja exageros. Já os homens devem combinar calça, meia e sapatos: uma calça escura pede meia no mesmo tom; se a calça for bege, a meia deve ser da mesma cor e o sapato, marrom. Se tiver dúvidas sobre usar ou não uma determinada peça de roupa, troque-a por outra.

3. Pontualidade

A pontualidade é uma obrigação. Afinal, as pessoas têm compromissos e não podem ficar esperando. Caso haja um imprevisto, avise, peça desculpas e mesmo assim faça o possível para chegar na hora marcada.

4. Telefone celular

O celular é o companheiro de todos, o tempo todo. Durante almoços de negócios, porém, o ideal é que ele não participe. É deselegante atender a ligações na frente do outro, por isso o ideal é manter o aparelho no modo silencioso. Se realmente precisar fazê-lo, peça desculpas.

Evite deixar o telefone sobre a mesa para evitar atendê-lo automaticamente se uma ligação for recebida. Quem está com você tem sempre a preferência e deve ficar com toda a atenção.

5. Odores

Perfumes e outros cheiros (como o de cigarro, por exemplo) podem afetar almoços de negócios: o excesso de fragrância ou o odor de cigarro podem ser desagradáveis. Prefira usar pouco perfume e controlar a vontade de fumar antes da refeição.

6. Bom senso

O objetivo do almoço de negócios é discutir assuntos relacionados a trabalho. Falar de outros temas, porém, é bastante indicado. Evite discutir negócios assim que chegar ao local: o ideal é começar conversando sobre o cotidiano — preferencialmente, aqueles assuntos que não são polêmicos.

Essa conversa descompromissada pode ajudar a descontrair e, muitas vezes, auxilia na hora de fechar o negócio. Procure avaliar o momento: talvez, o tema profissional caia melhor na hora do café, não durante a entrada ou o prato principal.

7. Bebidas alcoólicas

Se for uma ocasião formal, o ideal é evitar. Em situações mais descontraídas, é aceitável, desde que não passe do segundo copo ou taça — e que não vá dirigir depois. No momento de tratar de negócios, é importante estar totalmente atento aos detalhes. Além disso, é melhor deixar o copo cheio do que ficar embriagado.

8. Conta

Mesmo quando a anfitriã é mulher, a conta é por conta dela. Para convencer os conservadores, vale dizer que ela está sendo paga pela empresa.

Com essas dicas, seu almoço de negócios tem tudo para ser um sucesso! Certamente, assim você conseguirá conquistar os clientes. Para ficar sempre por dentro das nossas novidades, curta nossa página no Facebook. Estamos esperando você por lá!