Não há dúvidas: a cerveja é uma das maiores paixões dos brasileiros. De norte a sul do país, várias pessoas aguardam aquele golinho gelado e relaxante depois do trabalho, na sexta-feira. Ela é famosa e querida há muitas décadas (ou até séculos), mas foi nos últimos anos que cresceu o número de fãs e apreciadores que buscam, de fato, conhecer a bebida.

Atualmente, é grande o grupo de pessoas que se interessa por diferenciar os vários tipos de cerveja, ou entender os vários tipos de produção, entre outros. Por exemplo, como identificar a diferença entre as cervejas Lager e Ale — os tipos com mais subgrupos no mundo e mais consumidas no Brasil?

O segredo está na fermentação

No que diz respeito à produção das bebidas, o que diferencia as duas cervejas é fermentação. Passando por esse processo a temperaturas entre 7 e 12°C, as Lager são fermentadas por um período de tempo que pode variar entre quatro e dez dias. Elas representam o tipo de cerveja mais vendido no Brasil, com características leves e refrescantes.

Já as Ale, foram as primeiras cervejas a serem produzidas pela humanidade, quando não havia condições de resfriamento. Definidas com cervejas de alta fermentação, elas são mais complexas e elaboradas, por serem fermentadas a temperaturas um pouco mais altas (entre 15 ºC e 24 ºC) e por menos tempo, cerca de apenas três dias.

Os sabores são bem diferentes

As Lager são as cervejas mais consumidas no Brasil, elas também são conhecidas como Pilsen. Normalmente, elas são bebidas mais leves, de cores claras, e com alto teor de gás carbônico. No sabor, o que prevalece é um amargor moderado e bem refrescante. Idealmente, devem ser armazenadas e consumidas a baixas temperaturas.

Por outro lado, as Ale possuem sabores mais complexos e elaborados. Muitas vezes, com aromas ricos e frutados. De modo geral, essas cervejas são mais encorpadas, com notas de lúpulo ou malte bem perceptíveis. Sem perder qualidade, essas cervejas podem ser consumidas a temperaturas um pouco maiores do que as Lager, porém esse não é um costume no Brasil.

Os subtipos

As cervejas Ale e Lager possuem algumas variações e subcategorias. Elas podem divergir em cores, intensidade, teor alcoólico e outros fatores. Conheça alguns deles!

Lager

  • American Lager: bebida leve e refrescante, deve ser bebida gelada. É o tipo das cervejas mais populares do Brasil. A variação premium possui um pouco mais de malte e lúpulo;
  • Vienna: de origem australiana, ela possui uma cor marrom avermelhada. Possui espessura média e sabor suave a adocicado;
  • Malzbier: cerveja de baixo teor alcoólico, de coloração escura e sabor doce.

Ale

  • Pale Ale: são as mais suaves e claras das Ales, com teor alcoólico de até 6%;
  • Amber/Brown e Red Ale: de coloração avermelhada, costumam ser mais encorpadas. Podem ter sabores marcantes de malte tostado e de lúpulo;
  • Weissbier (ou cerveja de trigo): são bebidas claras e opacas, nas quais o  gosto de trigo se sobressai. São típicas do Sul da Alemanha;
  • Stout: cervejas de sabores fortes que podem lembrar chocolate, café ou malte torrado. São escuras e opacas.

Essas são as principais diferenças entre as cervejas Lager e Ale, mas o assunto pode render ainda muito mais. Você já sabe qual o seu tipo preferido? Conta pra gente nos comentários as cervejas de que você mais gosta!