Um almoço de negócios é um evento muito presente no cotidiano de empresas e profissionais dos mais diversos ramos. Muitas vezes, é sentando à mesa que se firmam parcerias e novos negócios, por isso, é importante tratar este tipo de acontecimento com mais atenção do que um simples almoço.

Reunimos neste post algumas informações que podem ajudar você e sua empresa a conduzir um almoço de negócios de maneira produtiva, sem perder a objetividade ou criar constrangimentos desnecessários. Confira!

1. Planeje o encontro

O primeiro passo é planejar o encontro. Entre em contato com o seu convidado, sugira algumas opções de local, escute as sugestões e preferências da outra parte e não se esqueça do mais importante: marque na sua agenda.

Marcar um almoço em cima da hora pode ser um péssimo sinal de desorganização — esquecer o compromisso é pior ainda!

2. Fique de olho no tempo

Feita a reserva da data e do local, é hora de se preparar para o almoço. O tempo deste encontro depende muito do restaurante escolhido, do nível de relacionamento entre as partes e também do objetivo do encontro.

Para evitar qualquer tipo de incômodo ou preocupação durante o almoço, não marque compromissos em um intervalo de duas horas antes e depois do almoço. Dessa maneira, você evita correria caso haja algum atraso.

3. Comece com assuntos mais leves

Objetividade profissional é algo valorizado, porém, em certas ocasiões, é melhor não ser objetivo demais. Em um almoço de negócios, não é necessário ir direto ao ponto. Alguns assuntos informais e preliminares podem ajudar a criar laços entre as duas partes e diminuir a formalidade e a sisudez dos assuntos corporativos.

4. Fuja de polêmicas

Nem todo mundo é bom para “puxar papo” e pode acabar caindo na armadilha dos assuntos polêmicos — como religião, política e até mesmo o futebol. Tente conduzir a conversa de maneira a evitar esses temas, mas, caso eles sejam mencionados pelo seu convidado, tente ser diplomático e evite a todo custo opiniões pessoais muito fortes — você está nesse almoço representando a empresa, nunca se esqueça disso, mesmo se o papo for bom.

5. Preste atenção quando o papo ficar mais sério

Depois da introdução, chegou o momento de falar de negócios. Aproveite o ambiente mais descontraído do restaurante para falar sobre o produto e a empresa sem as mesmas formalidades.

Observe seu convidado, suas reações e deixe-o à vontade para expor suas opiniões. Fique atento ao timing do restaurante para evitar erros clássicos, como apresentar o portfólio da empresa e ser surpreendido um minuto depois com a chegada da comida. 

Uma dica importante: para que a conversa renda bastante, escolha um restaurante que não seja muito barulhento ou com música ao vivo e, de preferência, evite o consumo de bebidas alcoólicas.

6. Não deixe dúvidas na hora da conta

Para o momento de fechar a conta, vale a premissa básica da etiqueta: quem convida é quem paga. Apenas pessoas com níveis de relacionamento que extrapolam o contato profissional (caso de fornecedores ou clientes de longa data) é que podem se dar ao luxo de discutir o rateio da conta. Lembre-se de que o almoço de negócios é de interesse de quem convidou, por isso, nada mais justo do que arcar com as despesas. 

Para evitar situações constrangedoras, não escolha restaurantes que extrapolem a verba estipulada pela empresa e muito menos vá a algum lugar “baratinho” para economizar esse dinheiro. Seu convidado merece atenção e algo de qualidade. Caso contrário, o almoço pode funcionar muito mal. 

7. Retome o assunto principal na saída

Aproveite o final do almoço para tentar marcar novos encontros, seja para avançar um pouco mais nas negociações ou para manter o relacionamento. É na despedida que você pode sentir qual foi a impressão deixada pelo encontro e qual é o impacto que ele teve no convidado.

Essas são algumas informações importantes para conduzir bem um almoço de negócios. Deixe seu comentário e conte pra gente suas experiências e as dicas que você utiliza neste tipo de situação.