A carne vermelha faz parte do cardápio diário do brasileiro e há quem diga que uma refeição sem ela fica comprometida. Por algum tempo, porém, foi atacada como vilãs da saúde, mas isso ficou para a história e diversos cientistas e pesquisadores já comprovaram os benefícios da carne vermelha que, além de tudo, é muito saborosa!

1. É bastante nutritiva

A carne vermelha é rica em diversos nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Podemos citar principalmente minerais e vitaminas lipossolúveis, além de ferro, zinco e vitaminas B6 e B12. A carne vermelha também é rica em proteína de alto valor biológico, aquela que representa grande parte do peso do corpo humano.

Uma dieta com pouco equilíbrio desses nutrientes causa fadiga, anemia e dificuldade de cicatrização dos tecidos.

2.  Fornece boa quantidade de proteínas

O componente principal da carne bovina é a proteína. A concentração de proteína magra varia em torno de 30% e é geralmente de alta qualidade, contendo todos os 8 aminoácidos essenciais para o crescimento e manutenção do nosso corpo.

Por isso, comer carne vermelha é muito indicado para quem passou por uma cirurgia e para os atletas em recuperação — ou em outros momentos e condições em que o tecido muscular está sendo reconstruído.

3. Melhora o desempenho muscular

A carne vermelha é fonte de alguns nutrientes que ajudam a melhorar o desempenho muscular, como a mioglunulina (responsável pelo transporte de oxigênio para os músculos), o ácido linoleico (nutriente importante para perder peso e promover a perda de gordura) e a creatina (que ajuda a restaurar ATP após o esforço muscular, uma molécula produzida durante a respiração celular, que dá energia ao corpo). 

4. Ajuda a combater a depressão

Pouca gente sabe, mas a carne vermelha também é benéfica para a saúde mental. Ela é muito melhor que a carne de frango e de peixe no combate à depressão, devido à alta concentração de fenilalanina que apresenta. A fenilalanina ainda reduz o apetite, o que ajuda a emagrecer.

5. Ajuda a prevenir e tratar a diabete

A carne vermelha ajuda a manter a glicemia mais estável, por isso seu consumo diminui alterações de humor, compulsão alimentar e ajuda a combater a resistência à insulina. Por isso, é ótima na prevenção e no tratamento da diabete.

6. Previne a anemia

A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição da quantidade de células vermelhas do sangue e a capacidade dele transportar oxigênio. Normalmente, ela é causada pela falta de ferro no organismo e seus principais sintomas são cansaço e fraqueza.

Um dos benefícios da carne vermelha é ser rica em ferro, principalmente quando está na forma de ferro heme. Encontrado apenas em alimentos de origem animal, o ferro heme é muito pouco encontrado nas dietas vegetarianas. E não é só isso: além de possuir forma altamente biodisponível de ferro, a carne também melhora a absorção de ferro não heme dos alimentos de origem vegetal.

O medo do colesterol pode ser um temor que ronda os amantes de um bom churrasco, mas não precisa ser assim. O fator decisivo é saber a quantidade ideal, pois até mesmo comer uma quantidade menor do que a indicada pode ser prejudicial, gerando perda de massa magra e enfraquecimento dos cabelos e unhas, além da má recuperação dos tecidos.

A quantidade ideal depende do tipo de corte. Por exemplo, um bife de filé mignon de 100 gramas possui cerca de 285 calorias, sendo mais calórico que um bife de patinho, alcatra ou lagarto. Cuidado com os excessos, mas não peque pela falta!

E você, gosta de churrasco? Já conhecia os benefícios da carne vermelha? Deixe nos comentários qual é o seu corte preferido e compartilhe sua opinião conosco!