Participar de uma reunião de negócios é algo comum na vida de um executivo, que precisa estar sempre pronto para encantar o cliente e realizar uma boa negociação. Nesse momento, tanto o nervosismo quanto o descuido com os detalhes podem prejudicar o encontro, fazendo com que o investimento de tempo e dinheiro seja em vão.

Existem algumas maneiras de evitar que essa situação ocorra. Neste post, você vai conferir quatro dicas para falar bem na sua reunião ou almoço de negócios. Boa leitura!

1. Escolha um bom local para a reunião de negócios

Um lugar agradável pode encantar o convidado logo na chegada e fazer com que você sinta mais segurança. Escolha um restaurante com uma boa variedade no cardápio, silencioso, com credibilidade, atendimento de qualidade e boa localização. Dê preferência para locais com manobrista e Wi-Fi — são detalhes que podem causar uma ótima impressão.

Se a pessoa não conhece a região, forneça todas as coordenadas e fique disponível para ajudá-la a localizar o local caso haja alguma dificuldade. O ideal é que você conheça o cardápio do restaurante antecipadamente, para que possa sugerir opções e deixar o convidado mais à vontade.

2. Saiba “quebrar o gelo”

Começar a reunião de negócios indo direto ao assunto pode passar uma sensação de pressa e ansiedade. Para quebrar o gelo e diminuir o nervosismo, é interessante iniciar a conversa falando sobre amenidades do dia a dia — o tempo, o trânsito, o cardápio do restaurante, entre outros temas mais leves.

Fuja de assuntos polêmicos, como política, futebol ou religião. Também é importante saber a hora de mudar a pauta do encontro. Ficar falando muito tempo sobre amenidades pode passar a impressão de que você está inseguro e deixar o convidado impaciente. Fique atento às respostas e saiba a hora de partir para a ação.

3. Esteja bem informado sobre o assunto

Uma maneira de evitar o nervosismo em qualquer situação é saber sobre o que se está falando. Tenha total domínio sobre o assunto da reunião e, se for necessário, treine falando em voz alta ou escreva o que pretende falar — são formas de fixar melhor o conteúdo na memória.

Outra opção é treinar com um colega ou com alguém que não faça parte do seu negócio. Talvez as dúvidas dessa pessoa sejam as mesmas que o convidado teria, e você pode se preparar para todo o tipo de pergunta.

4. Ouça com atenção

Em um momento de nervosismo, é comum sair falando sem parar e acabar se esquecendo de ouvir seu convidado. Se sentir que está muito ansioso, faça uma pergunta e, enquanto a pessoa responde, beba um copo d’água e ouça o que é falado com atenção.

Faça outras perguntas e sinta qual é o perfil do seu convidado. Se ele for muito tímido, tente não ser muito evasivo. Se for mais descontraído, faça com que ele não perca o foco do encontro.

Para ter uma reunião de negócios produtiva e sem imprevistos, é necessário ter planejamento, foco e organização. Neste artigo, você conferiu algumas dicas para controlar o nervosismo e encantar seu convidado.

Você costuma ficar ansioso antes de uma reunião? Tem mais alguma dica para superar o nervosismo? Deixe um comentário aqui no post!