Você já deve ter ouvido a expressão happy hour. Na tradução ao pé da letra para o português, significa “hora feliz” e é aquele momento de confraternização pós-expediente, que em geral acontece em um bar ou restaurante. Porém, mais que apenas uma ocasião de integração e diversão, o happy hour pode tornar-se uma importante ferramenta de networking e trazer muitos benefícios para o ambiente de trabalho.

No post de hoje, você verá como acontece o happy hour e a importância que esses momentos mais descontraídos têm para sua empresa. Acompanhe!

Por que estimular o happy hour?

Ao estenderem a conversa para um local mais informal, seus colaboradores podem ter a chance de se conhecerem melhor e, assim, estreitarem laços. É uma boa chance para trocarem ideias sobre temas variados, até mesmo alheios ao trabalho. E essa relação mais próxima vai se refletir positivamente no clima organizacional.

Esse hábito tende, ainda, a aumentar a produtividade da equipe, já que a parceria na mesa de bar pode ajudar a criar um espírito de colaboração, confiança e troca também no ambiente profissional. Além disso, a rede de contatos feitas a partir desses encontros permite que se ampliem as possibilidades de novos negócios, por exemplo.

Muito importante, ainda, é a questão da qualidade de vida. Happy Hour é um evento de distração, no qual as pessoas relaxam e aliviam o estresse do dia a dia. E isso é fundamental para manter seus colaboradores saudáveis. Com isso, ganha-se em bem-estar, motivação e rendimento.

Mas como organizar um happy hour na minha empresa?

A tarefa não é tão complicada quanto você possa imaginar. No entanto, é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes que farão o evento ser agradável para os colaboradores, além de atingir os objetivos da empresa, seja ela pequena, média ou grande. Confira uma série de dicas que podem ajudar nesse processo:

Pense no local em que será realizado o happy hour

O ideal é que os colaboradores possam sair do ambiente de trabalho, pois permanecer na empresa pode levá-los a continuar realizando suas atividades ou deixá-los pouco à vontade para informalidades. 

O lugar escolhido deve ter bom atendimento e estrutura para receber um evento corporativo, garantindo uma experiência diferenciada para seus colaboradores.

Defina se haverá bebidas alcoólicas ou não

Se houver, corre-se o risco de exageros indesejados. Mas caso decida que não haverá, pode frustrar alguns colaboradores. Uma boa saída nesses casos é encurtar o tempo do evento para que as pessoas não bebam muito.

Marque com antecedência

Avise os colaboradores sobre o happy hour com antecedência, para que possam organizar as demandas internas e também a vida pessoal. No aviso, procure ser descontraído para que o happy hour não pareça uma obrigação a mais.

Busque um diferencial para marcar o momento

Pode ser um drink especial, criado exclusivamente para a ocasião, ou uma decoração que passe alguma mensagem.

Torne o happy hour periódico

Caso seu evento seja bem-sucedido, avalie torná-lo periódico. Empresas modernas e com visão de futuro têm apostado nesse tipo de abordagem de administração para integrar as equipes e alcançar melhores resultados nos negócios.

Gostou do texto a respeito da importância do happy hour para as empresas? Aproveite e confira também nossos outros posts sobre organização de eventos corporativos.