Fazer aquela pausa para o café, ou melhor, um coffee break, é algo mais do que essencial para muitas pessoas e empresas no mundo todo. E quando falamos de empresas, nos referimos também aos contratos que elas fazem com os clientes, afinal, poucas coisas podem ser melhores para os negócios do que uma reunião feita durante um bom coffee break.

Quer saber como isso pode afetar o sucesso do seu negócio? Então confira!

A história do coffee break

Desde que a jornada de 8 horas diárias de trabalho começou a ser aplicada na indústria dos Estados Unidos, lá no começo do século XX, a necessidade de criar pequenas pausas começou a crescer nas empresas, afinal, ninguém era capaz de aguentar esse fluxo ininterruptamente. Foi aí que alguns imigrantes alemães começaram a implantar a ideia do coffee break, uma pausa para os funcionários tomarem o café que levavam de casa e descansarem por alguns minutos na companhia de seus colegas.

No entanto, foi só a partir da década de 50 que o termo também começou a ser usado para se referir a um tipo de reunião com clientes feita durante um café (ou melhor, um lanche). Algo capaz de deixar qualquer encontro de negócio menos formal e mais propenso a estreitar relações.

Criando um network mais seguro

Socializar-se por meio de refeições (sejam almoços, jantares ou simples lanches) é algo inerente à natureza humana, e quando estamos em um ambiente desses fica ainda mais fácil ouvir e conversar de uma maneira mais simples com outras pessoas.

Principalmente a respeito de negócios. Por isso, todo network estabelecido em reuniões de coffee breaks tende a ser mais seguro e fortalecido do que aquele criado apenas por ligações, e-mails ou reuniões mais formais.

Entenda mais do negócio do cliente

De acordo com Alex Antonatos, consultor de negócios da Oracle — uma das maiores marcas de tecnologia do mundo —, um dos motivos que você tem para marcar um coffee break com seu cliente é ouvi-lo, saber como vai seu negócio e até entender detalhes sobre algum projeto.

Nesse tipo de “evento”, o importante é saber ouvir mais do que falar, fazendo com que você compreenda ainda mais os problemas daquela outra empresa (e saiba como resolvê-los).

Reuniões com coffee breaks são irresistíveis

Precisando marcar uma reunião com um cliente (ou possível cliente) importante? Então aposte logo em um bom coffee break.

Encontros de negócio convencionais são mais fáceis de serem reagendados ou evitados do que coffee breaks, portanto, investir nisso te ajuda a atrair um futuro parceiro para o lado da sua marca.

Capaz de encorajar ainda mais a nossa interação e fortalecer o nosso network, o coffee break é uma excelente ferramenta que deve ser usada em qualquer empresa a favor dos negócios. Portanto, que tal agendar agora mesmo aquela paradinha para o café com seu cliente?

Curtiu o nosso post? Ainda tem dúvidas ou outras dicas para um bom coffee break? Deixe seu comentário aqui no blog e compartilhe conosco suas experiências!