O apreço pelo churrasco é uma das características do brasileiro. Difícil encontrar quem não goste de um corte bem suculento, ou até mesmo de um bife bem preparado. E cada corte, ou cada tipo de carne, tem propriedades diferentes, que resultam em sabor e textura diferentes também.

Para você escolher sempre o melhor, seja para um almoço corporativo ou para um happy hour, vamos explicar abaixo as diferenças entre as carnes Angus, Nelore e  Wagyu. Confira.

Quais são as características de cada tipo?

Angus

Essa famosa raça de gado tem sua origem no Reino Unido, e atualmente ocupa o lugar de segundo maior rebanho de corte brasileiro, atrás somente do Nelore. São de 1906 os primeiros registros da presença dessa raça de animal aqui no Brasil, e desde então, tem conquistado sua merecida fama por sua qualidade.

Se tornou ainda mais conhecida quando em 2011 uma rede de fast food mundial lançou dois lanches preparados com carne certificada pela Associação Brasileira de Angus.

O animal dessa raça tem formato roliço. Possui duas variações, a Aberdeen e a Red, que são distinguidas pela coloração do pelo do animal e outras características, como fertilidade, longevidade, facilidade no parto, entre outras, mas que apresentam similaridade no sabor.

Nelore

Essa raça de origem indiana chegou ao Brasil em 1868 em um navio que ancorou em Salvador. Depois, outras importações ocorreram, até formassem a base das principais linhagens da raça. Hoje, de acordo com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, é a de maior representatividade no país, representando 80% do gado de corte, ou seja, aproximadamente 100 milhões de cabeças.

É um animal alto, com pelagem branca, presença de cupim, entre outras características. Adapta-se muito bem às condições tropicais, e possui proteção natural contra parasitas, fatores que facilitaram sua dispersão em solo brasileiro. 

Wagyu

Essa raça, que é de origem japonesa, chegou ao Brasil somente há 23 anos, e ainda está em processo de expansão. Estima-se que existam hoje entre 30 e 40 mil cabeças do animal no país apenas. O animal tem formato roliço, com ausência de músculos aparentes, e tem alto acúmulo de gordura.

Como analisar as diferenças entre as carnes?

Em se tratando do consumo dessas carnes, existem duas categorias de análise que podem apresentar diferenças entre as raças. Confira algumas delas.

Sabor

No quesito sabor, todas as carnes são de qualidade, porém o diferencial está no nível de gordura entremeada na carne, ou seja, a presença de veias de gordura intramuscular, que é a explicação da aparência marmorizada da peça. Essa gordura afeta diretamente no sabor da carne, conferindo suculência, maciez e textura amanteigada. 

Como visto acima, o Wagyu apresenta alto acúmulo de gordura, tanto ao redor da peça quanto entremeada, sendo essa a sua característica mais expressa, e a razão pela qual tem sido tão bem aceito no país. O Angus também apresenta essa característica, porém em menor quantidade.

Já o gado Nelore tem como característica a pouquíssima presença de gordura entremeada, sendo sua gordura presenta apenas na capa, resultando em uma carne menos suculenta.

Preço

Certamente a diferença de sabor refletirá no preço também. Tomando como base o valor da carne Nelore, a mais “em conta”, a carne de Angus tem o valor em média 30% mais alto. Já a Wagyu, tanto pelo sabor diferenciado quanto pela pequena produção presente no Brasil, pode ter o valor bem salgado, chegando a custar o dobro da Angus.

Para que você tenha uma noção, em boutiques de carnes do Brasil, o valor do contrafilé do Wagyu custa aproximadamente R$ 300,00 o quilo.

Gostou de conhecer as diferenças entre as carnes de Angus, Wagyu e Nelore? Deixe seu comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades.