Reunir os amigos, organizar um bom churrasco com cortes selecionados e uma cerveja bem gelada é sempre uma ótima opção para colocar o papo em dia. 

Preparar alguns acompanhamentos deixarão as carnes mais especiais e os molhos para churrasco, por exemplo, são excelentes para acompanhar esses momentos de descontração.

Pensando em como deixar o seu churrasco com mais sabor, selecionamos alguns tipos de molhos que farão sucesso entre os convidados. Confira!

Os mais conhecidos molhos para churrasco

1. Molho vinagrete

O vinagrete é um clássico do churrasco e sua receita é bastante flexível. Tem origem na França e era feito basicamente com óleo, vinagre e sal, mas cada um tem um segredinho para incrementar o molho vinagrete.

Ele se tornou popular utilizando tomates, cebola, pimentão e vinagre. Outros ingredientes podem ser acrescentados de acordo com a cultura da região.

No Maranhão, por exemplo, a receita do vinagrete ganha um novo sabor, incluindo o babaçu, que é um fruto da palmeira muito comum no estado.

Uma vantagem desse molho é que ele combina com vários tipos de carne, seja ela vermelha ou branca.

2. Molho barbecue

Esse molho deixa a carne com um sabor irresistível e é muito tradicional nos churrascos norte-americanos e vem ganhado espaço na culinária brasileira.

Possui um sabor agridoce e com leves aromas amadeirados. Como ingredientes básicos pode-se colocar ketchup, açúcar mascavo, molho inglês, vinagre de maçã, pimenta caiena, margarina, pimenta e sal. É ideal para carnes como a picanha.

3. Molho tártaro

É comum usar o molho tártaro em sanduiches, mas no churrasco ele acompanha muito bem. A sua origem é um pouco incerta, mas acredita-se que o molho foi feito por chefes franceses que cozinhavam para os russos.

Se a origem não é bem definida, o sabor é certo e agrada muito. No seu preparo, geralmente, é utilizado maionese, mostarda, pepino, tomate, alho, cebola e cenoura. No molho à moda brasileira são utilizadas azeitonas.

É um ótimo acompanhante para peixes assados e outras carnes brancas.

4. Molho mostarda

É um molho levemente picante e de perfume muito intenso, que deixa a carne bastante saborosa.

Apesar de ser bem comum na gastronomia brasileira, a mostarda tem a sua origem na cultura chinesa. Há registros também de sua utilização na culinária, egípcia, grega e romana. Mas foi na cozinha francesa que o molho foi produzido, aproximando bastante com o que conhecemos hoje.

É comum na sua receita ter a mostarda em pasta, salsinha, alho e maionese. Para ter um molho agridoce, acrescenta-se mel.

É um ótimo molho para acompanhar a fraldinha.

5. Chimichurri

O molho chimichurri é feito a partir do azeite de oliva, salsinha, orégano, vinagre, pimentão, pimenta calabresa e sal. Por ser um molho ácido, ele ajuda a quebrar a gordura da carne, tornando-o mais agradável ao paladar.

Tem origem na Argentina e acompanha os churrascos, assim como o vinagrete acompanha os pratos brasileiros.

Harmoniza perfeitamente com uma parrila.

E então, gostou das nossas dicas de molhos para churrasco? Usa algum ingrediente especial no seu molho? Deixe seu comentário no post nos contando a sua receita.