Embora existam diversos cortes de carne que podem render um churrasco saboroso e sofisticado, sabemos que a costela certamente figura entre os favoritos.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse corte, este artigo é para você. Nele, vamos explicar como escolher uma costela bovina de boa qualidade para fazer seu próximo churrasco, ou mesmo jantar na sua steakhouse favorita. Acompanhe a seguir!

Como escolher a costela bovina?

Um bom churrasco começa antes mesmo de fazer o fogo, na hora das compras. Para escolher uma peça de costela bovina, é fundamental ter em mente quatro características principais da carne.

São elas que nos dirão tudo o que precisamos saber sobre a procedência e a qualidade do corte.

  • cor: evite costelas com gordura amarelada ou acinzentada e carne marrom, pois esses são sinais claros de boi velho;
  • ossos: dê preferência a costelas com ossos menores, já que, na maioria das raças, ossos largos também são indicativos de boi velho;
  • odor: a carne deve apresentar um cheiro fresco e agradável;
  • elasticidade: com as mãos limpas, pressione a carne com o dedo indicador – ela deve se mostrar macia ao toque e retornar à sua posição inicial rapidamente.

Quais são os tipos de costela?

Para fazer uma escolha correta e agradável, também é preciso saber diferenciar os dois tipos de costela encontrados nos açougues: ripa e ponta de agulha.

A costela ripa se localiza na parte mais anterior da caixa torácica do animal, logo, é mais exercitada. Por isso, desenvolve ossos maiores, todos na transversal, e apresenta uma textura mais seca, com pouca gordura.

Já a ponta de agulha, também conhecida como minga, sai da parte posterior da caixa torácica, mais próxima ao filé mignon. Ela apresenta ossos mais finos, além de muita cartilagem e gordura entremeados à carne. É um pedaço mais grosso, no qual ossos e nervos se dispõem em mais de uma direção.

Como preparar cada tipo de costela?

Por ser mais seca, a costela ripa requer um tempo de preparo mais longo, adequando-se não apenas ao churrasco, mas podendo também ser cozida com legumes. Caso opte pela churrasqueira, é importante lembrar que a cocção deve começar com os ossos voltados para baixo.

Por outro lado, a ponta de agulha é ideal para a grelha. Ao ser submetida ao calor, a gordura derrete, juntamente com nervos, tendões e tutano. Esses tecidos, ricos em colágeno, vão se misturar aos sucos naturais da carne, promovendo a maciez e agindo como uma espécie de tempero natural da costela.

Como calcular a quantidade certa?

Quando preparamos um churrasco em casa, queremos que todos os nossos convidados saiam satisfeitos e bem servidos. Assim, um bom anfitrião precisa saber calcular com precisão a quantidade de comida a ser preparada, evitando tanto o desperdício quanto a falta.

Calcula-se que a costela perde cerca de 50% de seu peso – sendo 20% referente ao peso dos ossos e os outros 30% à desidratação das fibras. Dessa forma, para um churrasco ou almoço em família, recomenda-se a compra de 600 gramas de costela por pessoa.

Ao lado dos acompanhamentos e bebidas, o cálculo será perfeito para que todos saiam satisfeitos e com excesso de elogios ao churrasqueiro.

Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais para que seus amigos também aprendam mais sobre como escolher costela bovina.