Reuniões são momentos chave para muitas empresas. É durante este tipo de encontro que são decididas diretrizes importantes, novos projetos são apresentados e resultados são debatidos. Resumindo: as reuniões são momentos de muita concentração e profissionalismo.

Mesmo com toda essa importância, é comum encontrar pessoas que não seguem as regras de boa conduta e acabam cometendo gafes em reuniões de negócios, o que é péssimo para a imagem da empresa e também para a carreira daquele profissional.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas fundamentais para que você evite deslizes durante as reuniões. Confira!

1. Saiba onde você está pisando

Um erro clássico de colaboradores em reuniões é não saber se adequar à atmosfera do resto da equipe. Ou quando a pessoa não entende o contexto da situação.

Nem todas as reuniões e equipes são guiadas pela extrema formalidade. Existem aquelas que são mais descontraídas e podem ser encaradas com mais leveza e uma postura menos rígida. Em contrapartida, existem também  encontros intensos e que requerem outro tipo de postura.

É preciso saber identificar o clima da reunião para que você não fique totalmente fora de contexto e cometa alguma gafe, como, por exemplo, tentar quebrar o gelo com uma piadinha sem graça ou se vestir de maneira formal para um encontro casual. 

2. Seja pontual

É péssimo quando nos atrasamos para o expediente “regular”, mas se atrasar para um reunião pode ser pior ainda. Muitas vezes, os colegas até tentam segurar um pouco o começo do encontro, mas se o seu atraso for muito grande, pode ter certeza que haverá um desconforto bem grande quando você adentrar a sala. 

Em dias de reunião, prepare-se e faça uma programação de horários que lhe permita chegar com antecedência e tranquilidade ao local da reunião.

Caso o encontro seja após o almoço, lembre-se de fazer a sua pausa para refeição de modo a voltar para o expediente pelo menos uns 20 minutos antes, assim dá tempo de você se arrumar, escovar os dentes e ficar pronto. 

3. Esqueça o celular na gaveta

Quantas vezes você já participou de algum encontro com colegas, clientes ou superiores e notou que alguém estava mais concentrado no celular do que no assunto que está sendo discutido?

Saiba que além de ser uma gafe em reunião de negócios, ficar atento aos dispostivos móveis e “esquecer” do restante das pessoas é uma tremenda falta de educação. Se você é do tipo que checa o celular com frequência, se policie para não ter essa atitude com frequência.

4. Tenha cuidados com as reuniões de almoço

As empresas que optam por um almoço de negócio precisam ter em mente que eles representam um desafio a mais do que as reuniões tradicionais.

É preciso pensar em um espaço que esteja à altura da empresas envolvidas e seus representantes. Além da escolha do restaurante ser algo importante, é sempre preciso pensar em um local que contemple o paladar de todos os envolvidos. 

Além dos desses detalhes “técnicos”, é sempre bom lembrar as regras de etiqueta dos almoços de negócio: quem paga a conta é quem convida. Dividir a despesa pode ser bem chato, por isso, se a sua empresa não dispõe de grandes verbas para esses encontros, tome cuidado na hora de escolher o restaurante!

5. Conduza o assunto com sabedoria

Se você é o responsável por tomar as rédeas da reunião, está em suas mão o ponto mais delicado do encontro. É preciso dosar bem a forma como o assunto é discutido, evitando ser direto demais ou criar momentos de enrolação.

É preciso ser objetivo, mas sem perder a sensibilidade de enxergar que é preciso conversar um pouco mais antes de abordar o tema principal.

Ter habilidades para encontrar o momento certo para introduzir o assunto principal é algo diferencial no momento de fazer uma reunião. Muitos executivos não são dotados dessa capacidade, o que gera encontros extremamente desconfortáveis, longos ou nos quais não existe intimidade suficiente entre as partes.

Essas são algumas dicas para evitar gafes em reuniões de negócios. Deixe seu comentário e conte quais são suas dicas para evitar deslizes e situações desconfortáveis nas reuniões de negócios.