A hora das refeições é um momento leve e descontraído que temos no nosso dia a dia. Por isso, muitas pessoas preferem conversar e conhecer outros durante almoços ou jantares. Mas e em um almoço de negócios? Qual a etiqueta que deve ser seguida?

Confira as dicas que preparamos para você não fazer feio com os seus colegas ou clientes.

Chegue para o almoço de negócios na hora certa

Chegar atrasado não é legal em nenhuma ocasião — muito menos em um almoço de negócios. Falta de pontualidade passa a impressão de falta de interesse e pouco compromisso.

Não precisa chegar uma hora antes do horário marcado, claro, mas se planeje para chegar no local, pelo menos, dez minutos antes. Assim, você reforça suas intenções e mostra que está preocupado e disposto a se envolver no assunto.

Vista-se de acordo com a ocasião

Durante o horário de almoço, é comum que as pessoas usem as mesmas roupas do trabalho. Porém, é importante observar qual o local escolhido e a importância da reunião para ir preparado.

Escolha roupas que combinem com o ambiente e que transmitam sua dedicação e interesse. Na dúvida, opte por vestimentas mais discretas, em cores neutras e peças mais clássicas e seguras. Vá preparado mesmo se você já conhecer a pessoa com quem for almoçar — isso mostra seriedade e comprometimento.

Não exagere na comida ou na bebida

Não importa o tamanho da sua fome: comer demais até precisar abrir o botão da calça não é uma boa decisão em um almoço de negócios. Coma moderadamente e escolha pratos mais leves e fáceis de comer. Reserve os momentos de gula para quando estiver com seus amigos e familiares que não tenham nada a ver com o trabalho. 

O mesmo vale para as bebidas, principalmente as alcoólicas. Você vai precisar de foco e concentração durante a conversa com seu cliente ou colega, por isso, muito cuidado com o consumo de álcool.

Tenha cuidado com o uso do celular

Não tem nada mais desagradável do que uma pessoa que passa o tempo todo no celular, certo? Por mais que seja um dispositivo importante na nossa vida e, muitas vezes, essencial para a vida profissional e para resolver problemas, evite olhar muito pra tela ou ficar checando demais o telefone.

Se possível, reserve todo o tempo do almoço para ficar longe do celular e o coloque no modo silencioso. Assim, você consegue dar total atenção à pessoa que está almoçando com você e mostra o quanto a conversa é importante. 

Fale no momento adequado

Não chegue logo na entrada falando sobre o motivo do encontro, mesmo que você esteja ansioso para conversar sobre o assunto. Geralmente, no início da refeição, conversa-se amenidades e assuntos mais leves para formar uma conexão entre as pessoas.

Dê abertura para falar de negócios aos poucos, para que a conversa flua naturalmente. Mas cuidado: não deixe para falar tudo na sobremesa! Se notar que está demorando demais para falar do motivo do encontro, puxe o assunto diretamente. 

De um bom almoço de negócios podem sair ótimos acordos e relações podem ser fortalecidas. Com moderação e seriedade, essa pode ser uma boa forma de aproveitar o tempo das refeições.

Gostou das nossas dicas? Veja também o nosso post sobre o que não pode faltar em um almoço corporativo!