Simbolo de confiança, status e refinamento, o vinho Chardonnay é com certeza uma ótima pedida em seus almoços de negócios.

Suas características garantem a harmonia com praticamente todos os pratos que você encontrará à disposição em uma churrascaria, tornando assim muito mais simples impressionar seus convidados.

Para te ajudar a evitar dores de cabeça no futuro, deixamos aqui algumas dicas de pratos para harmonizar o vinho Chardonnay e garantir um almoço de sucesso. Vamos lá?

Harmonizar o vinho Chardonnay de acordo com o momento do almoço

Assim como existe uma estrutura definida para organizar um almoço de negócios de sucesso, o momento da refeição em questão também terá seus pormenores, por isso nós vamos subdividir cada etapa da refeição de maneira que não fiquem dúvidas sobre o que deve ser consumido em qual momento para garantir a harmonização com o vinho Chardonnay.

Entrada

Aperitivos

Harmonizar qualquer tipo de vinho com comida é uma arte, e para mostrar que você é o artista, ao escolher um Chardonnay sugira a seus convidados que optem por aperitivos frios, tais como queijos, salames ou porções que levem peixe em seu preparo.

Saladas

Quanto às saladas, é mais fácil acertar do que errar, já que o Chardonnay harmoniza muito bem com quaisquer tipos de folhas verdes e legumes/vegetais, que tradicionalmente as acompanham.

Caso saladas com molho sejam uma opção, sugira aquelas em que ele é feito à base de queijo (ou que o tenha como um dos principais ingredientes).

Prato Principal

Massas

Aqui existem duas variáveis que definirão se o prato irá ou não harmonizar com o Chardonnay. São elas:

O molho

Para garantir a melhor experiência gastronômica possível, opte por massas com molho branco ou à base de queijo. Seus sabores suaves harmonizam muito bem com vinho branco.

A proteína

Massas normalmente são acompanhadas de proteínas, e para garantir a harmonia com o Chardonnay, opte por pratos que contenham frutos do mar (peixes, camarões etc.) ou frango.

Frango

Com um Chardonnay à mesa, pratos em que a principal fonte de proteína é o frango são uma excelente pedida, porém é necessário ficar atento ao molho que o acompanha (que pode ser branco ou vermelho). Prefira pratos mais leves, novamente com molhos à base de queijo ou branco.

Peixes e frutos do mar

Novamente, quando estamos falando de vinho branco e sua harmonização com peixes, é mais fácil acertar do que errar. Quase 100% dos pratos à base de peixe irão dar certo com o Chardonnay, e se mesmo assim você ficar na dúvida, basta lembrar das regras para massas (especificamente sobre molho).

Sobremesa

Para finalizar um almoço de negócios, nada melhor do que um contrato assinado e uma sobremesa para comemorar, não é?

Para garantir a harmonização do vinho com a sobremesa, sugira opções menos doces e com bastantes frutas em sua composição.

Harmonizar o vinho Chardonnay é relativamente fácil quando analisamos toda a gama de pratos que ele consegue abranger, porém, todo cuidado é pouco nessas horas, não é mesmo?

Se você gostou desse artigo e acha que ele pode ajudar mais alguém assim como te ajudou, compartilhe agora nas redes sociais, e se ficou com alguma dúvida, fale com a gente, deixando seu comentário.