O vinho é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Há milênios, na arte da Grécia Antiga, a presença do vinho em refeições e comemorações já era retratada em diversas pinturas. Mas ainda hoje há dúvidas sobre como fazer a harmonização do vinho com os pratos servidos.

Conforme a cultura do vinho se expandiu e o homem foi adquirindo mais conhecimento sobre a produção da bebida e a forma de consumi-la, surgiu a preocupação com a harmonização, que é a arte de combinar cada tipo de vinho com as comidas certas, realçando sabores e fazendo com que a experiência – de comer e de beber – seja ainda mais prazerosa.

Se você se interessa pela harmonização de vinhos, mas ainda não sabe como fazê-la, confira agora algumas dicas para montar combinações bem interessantes e surpreender à mesa. 

O que é a enogastronomia?

Para compreender como funciona a harmonização de vinhos, é preciso conhecer a teoria por trás dela. É aí que entra a enogastronomia, que é o trabalho de combinar alimentos com vinhos, algo que pode ser feito por meio de contraste ou semelhança de sabores. Para tanto, são quesitos fundamentais os componentes presentes no vinho e nos alimentos, os seus aromas, as texturas e o peso. 

Vinhos tintos e carnes

Os vinhos tintos são os mais consumidos em território brasileiro. Eles possuem variações, desde os vinhos mais secos até os adocicados, e cada uma delas combina melhor com um tipo de alimento. Confira algumas dicas:

  • Carnes vermelhas grelhadas pedem um vinho tinto jovem, leve ou de corpo médio. 
  • Quando a carne for de caça (como a de javali ou a de capivara), é melhor escolher um tinto com mais tempo de maturação e de sabor mais realçado, puxado para o seco e menos para o adocicado. 
  • Carnes com molhos fortes (como o molho madeira) também pedem tintos mais encorpados. 
  • Alguns pratos com carnes de aves também harmonizam melhor com os vinhos tintos, como o coq au vin (prato francês à base de carne de galo) e o pato assado.

Outras combinações de vinhos tintos

Os tintos não combinam apenas com carnes; devido à sua versatilidade de produção, eles também acompanham as massas com molhos leves (que pedem tintos mais leves) e também as com molho de tomate (que combinam melhor com tintos mais encorpados). Os vinhos tintos também caem muito bem com queijos de massa cozida (emmenthal, gouda e reino) e também com os de massa dura e semidura (gorgonzola, provolone e parmesão). 

Vinhos brancos

Os vinhos brancos são divididos entre jovens, leves, frutados, encorpados e fermentados. São acompanhamentos perfeitos para frutos do mar e peixes e não caem muito bem com carnes vermelhas e comidas com temperos intensos.

Os vinhos brancos são ótimos para acompanhar cortes de aves com molhos mais leves e também as massas com molho branco. É possível harmonizá-los com carne de frango, peru e até mesmo com foie gras (desde que seja um vinho branco mais adocicado e de alto nível).

Em relação aos queijos, os vinhos brancos acompanham muito bem a ricota e a mozzarela (branco leve e jovem), o brie e o cammembert (branco maduro), o roquefort e o gorgonzola (branco doce).

Espumantes

Os espumantes também podem ser harmonizados, sendo ótimos para acompanhar quase todos os tipos de queijo. Mas se você quiser realmente inovar, tente harmonizá-los com massas de molhos vermelhos e carnes vermelhas grelhadas (nesses casos, opte por bons espumantes do tipo brut).

Sobremesas também pedem harmonização de vinhos

Em geral, as sobremesas podem ser acompanhadas de vinhos brancos mais doces, vinhos do porto e espumantes demi-sec ou adocicados. Lembre-se de que nem todo alimento combina com vinhos, como é o caso do chocolate. Por isso, se a sua sobremesa leva chocolate, talvez seja melhor não servi-la com vinho.

Hoje você acompanhou algumas dicas básicas de harmonização de vinhos. Existem milhares de combinações a serem testadas, por isso, é sempre interessante inovar no prato e no rótulo do vinho. 

Gostou das dicas ou quer compartilhar alguma combinação incrível que você já tenha testado? Então, não se esqueça de deixar o seu comentário aqui no post!