Churrasco é uma iguaria saboreada em todo o Brasil. De Norte a Sul, o brasileiro aprendeu a fazer o churrasco à maneira de cada região, mas sempre mantendo a premissa da boa mesa, da carne macia e da união entre amigos.

Para muita gente, churrasco é sinônimo de picanha, vinagrete, linguiça e farofa. Apesar de não haver nada de errado com essa combinação, é possível ir além e experimentar novos cortes e carnes na brasa. 

Neste post, falaremos sobre o churrasco de carneiro. Esse animal de carne saborosa e marcante possui alguns cortes ideais para churrasco, acompanhe e confira algumas dicas!

A introdução da carne no Brasil

O hábito de comer carne de cordeiro* não tem uma data precisa, contudo, o movimento migratório do fim do século XIX, que trouxe muitos libaneses, sírios e outros povos do oriente médio para o país, foi responsável pela introdução da culinária e pela disseminação de diversos restaurantes árabes, que têm como um dos principais atrativos a carne de cordeiro. 

Aos poucos, os brasileiros foram criando os animais e consumindo a carne. Atualmente, a demanda é grande, e o mercado interno não dá conta de abastecer as prateleiras de mercados e açougues com esse tipo de carne, o que resulta na sua importação e, consequentemente, em preços mais elevados do que a carne bovina. 

*Para evitar confusões: o cordeiro é o carneiro jovem. Sua carne é mais utilizada do que a dos animais mais velhos, principalmente devido à maciez e ao sabor. 

Os cortes e o preparo

O carneiro é um animal bem menor do que a vaca, por isso, possui um número reduzido de cortes. Mas isso não significa que faltem opções de carne para um churrasco. Destacamos aqui três cortes clássicos: a paleta, o pernil, o carré e a costela.

Paleta

É o corte que traz as carnes da perna dianteira do carneiro. Um corte clássico, que pode ser feito de diversas maneiras, porém, para o churrasco de carneiro a melhor opção é deixá-lo assar levemente em fogo brando, sempre conferindo se a carne não está seca.

Pernil

O pernil é a perna traseira do carneiro, dono de muito sabor e muita gordura. Trata-se de um corte grande e que também pede um bom tempo de grelha com fogo brando para que suas fibras fiquem bem macias. 

Carré

Um corte muito apreciado na alta gastronomia, o carré, ou costeleta, pode ser assado separadamente ou então no formato “French Rack”, que são as diversas costeletas ainda unidas em uma única peça. São peças com menos teor de gordura, por isso devem ser feitas em fogo alto, a uma distância de aproximadamente 30 centímetros do fogo. 

Costela

Corte de preparo lento que pode ser feito com as mesmas técnicas utilizadas na costela bovina para dar um belo sabor. Aventure-se no comando da churrasqueira e experimente fazer uma costela de carneiro no bafo!

Os temperos 

Como todo churrasco, é possível preparar as carnes de carneiro apenas com sal grosso, porém, por se tratar de uma carne diferente da bovina, vale investir em outros temperos. As receitas tradicionais da culinária árabe usam muitos temperos para deixar a carne aromática e saborosa. 

Se optar por um tempero mais forte, utilize bastante pimenta (pode ser do reino ou rosa), hortelã, alecrim e alho. Algumas receitas ainda pincelam um pouco de mel na carne, porém, quem abre mão de sabores agridoces pode dispensar esse procedimento.

Essas são algumas dicas para preparar um bom churrasco de carneiro e surpreender seus convidados no próximo encontro! Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe o nosso post nas redes sociais e ajude outros churrasqueiros a descobrir os encantos da carne de carneiro!