Uma questão pertinente ao universo dos grandes executivos é encontrar bons restaurantes nas viagens de negócios pelas diversas regiões do país. Muitas vezes é difícil aliar conforto, requinte e discrição para aproveitar o horário do almoço para estreitar os vínculos com empresas parceiras e seus representantes.

Um bom local para almoços de negócios são as churrascarias, pois além de serem mais tranquilas que os estabelecimentos situados em shoppings, costumam oferecer uma variedade maior de opções para agradar aos mais distintos paladares, sem exigir que os gostos pessoais sejam previamente consultados.

Sendo assim, descubra agora um pouco mais sobre o churrasco pelo Brasil, suas características e curiosidades e usufrua de uma experiência diferenciada com toda infraestrutura necessária para seus almoços e eventos corporativos!

Nordeste

O churrasco nordestino possui algumas peculiaridades interessantes, especialmente no que se refere às carnes utilizadas e aos acompanhamentos propostos. É tradicional nessa região do Brasil o uso da carne de sol para o churrasco, que é extremamente saborosa e vale a pena ser degustada.

Como acompanhamentos surgem o pirão de queijo ou de leite, o queijo de coalho, a tradicional manteiga de garrafa que confere um sabor especial à carne de sol, o feijão de corda, a macaxeira cozida ou frita, e a paçoca, que nada mais é que a carne de sol amassada com a farinha de mandioca, assada na panela.

Apesar de ser muito diferente do churrasco servido pelo Brasil afora, o churrasco nordestino mantém a tradição, mas oferece em suas churrascarias muitas opções de frutos do mar e todas as demais alternativas das churrascarias tradicionais, como saladas e pratos quentes.

Sudeste

No Sudeste, as churrascarias costumam oferecer um pouco de tudo, como buffet de comida japonesa, frutos do mar, carta de vinhos, entre outras opções, facilitando aos comensais conciliar os mais diversos gostos.

De entrada, é muito comum a presença do pão de queijo e minipastéis de carne e de queijo. Porém, evidentemente existem aqueles pratos típicos que não podem faltar quando o assunto é um bom churrasco. A carne mais requisitada nos churrascos da região é a picanha, seguida do coração da alcatra e algumas carnes de porco.

Mas se a proposta for experimentar carnes nobres com cortes diferenciados, felizmente existem alternativas à altura desse ideal de sofisticação. Para acompanhar: batatas fritas, farofas de bacon, ovos, linguiça, cebolas fritas, feijão tropeiro etc.

Sul

O churrasco faz parte da identidade cultural da região, e é muito valorizado e apreciado, sendo uma das grandes paixões dos gaúchos.

No Sul certos rituais no preparo da carne são seguidos à risca, como, por exemplo, o uso exclusivo do sal grosso para temperar o alimento, que deve ser preparado sempre com algumas horas de antecedência para que o sal penetre nas fibras da carne de forma integral e não apenas superficial.

Os procedimentos são milimetricamente calculados, o que inclui medir a distância da carne até as brasas, que deve ser por volta de 25 cm. A picanha e a costela são estrelas do churrasco gaúcho, e têm como acompanhamento imprescindível o conhecido molho à campanha, feito com cebola, tomate, pimentão, vinagre, azeite e um pouco de sal.

Como acompanhamentos extras é tradicional o arroz branco simples, ou arroz de carreteiro, a maionese de batatas, o feijão tropeiro, o pão de alho e a linguiça de entrada.

Agora que você descobriu as características e curiosidades do churrasco pelo Brasil, de Norte a Sul, deixe seu comentário no post e conte-nos o que achou!