Sinônimo de sofisticação e bom gosto, o carré de cordeiro é um dos alimentos mais apreciados em todo o mundo. Considerado uma das carnes mais nobres que há, ela é bem suculenta e macia, além ter grande valor nutritivo por ser rica em minerais, como cálcio, fósforo e ferro, assim como uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e proteínas.

Cordeiros são ovinos de até um ano, afinal, a qualidade da carne é diretamente influenciada pela idade e pelo peso do animal, além de outros fatores como raça, sexo, manejo e nutrição.

Esse tipo de carne é muito tenra, menos fibrosa do que a carne bovina e tem um sabor e um aroma muito marcantes. Assim como cortes bovinos, existem muitas formas de preparo do carré, que deixa os apreciadores de uma boa carne com água na boca.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre o carré de cordeiro, continue acompanhando nosso post!

O que é o carré de cordeiro?

O carré de cordeiro é um corte feito perpendicularmente à coluna vertebral do animal, incluindo 16 costelas ou costeletas. Essa parte do animal é como se fosse o filé mignon do cordeiro, ou seja, a mais nobre de todas.

De maneira geral, é vendido uma peça “única” (serrada longitudinalmente e incluindo as 8 costelas de apenas um dos lados), mas, dependendo de seu objetivo, pode ser encontrada a peça completa, com as costelas de ambos os lados.

Alternativamente, dois carrés podem ser colocados juntos com as costelas entrelaçadas uma à outra. Esse tipo de montagem é conhecido como “guarda de honra”.

Como preparar essa carne?

Há muitas receitas diversificadas para o preparo de um carré de cordeiro, mas o que vamos ensinar hoje é uma das formas mais simples e práticas para se extrair o melhor sabor da peça.

Ingredientes

  • alecrim;
  • sal;
  • pimenta do reino;
  • alho;
  • azeite;
  • vinho tinto.

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque meia taça de vinho tinto (pode ser o de sua escolha), duas colheres de azeite, duas pitadas de sal e de pimenta do reino e um dente de alho picado. Misture bem para ficar homogêneo.

Passe bem o carré por essa mistura, de modo que a carne possa pegar bem os sabores, e, por fim, deixe ela descansar dentro dessa vasilha com a solução por aproximadamente 30 minutos.

Retire a carne da vasilha e, sobre uma tábua, jogue mais uma pitada de sal (de preferência moído na hora) em ambos os lados do carré. Isso ajuda a dar mais sabor no preparo.

Com um papel-alumínio, proteja bem a ponta dos ossos, para evitar que eles fiquem secos quando forem ao forno. Atenção: proteja apenas os ossos com o papel, não a carne.

Unte uma forma com azeite, coloque ali a carne e debulhe um ramo de alecrim por cima. Isso dará um sabor e um cheiro especiais.

Leve ao forno preaquecido a 220 °C por 10 minutos. Abra o forno e regue a carne com um pouco do molho com o qual você temperou a carne e retorne-a ao forno.

Deixe mais 5 minutos, vire a carne para que ela possa dourar do outro lado e volte a regar um pouco mais com o molho de tempero. Volte ao forno por mais 10 minutos.

Após esses 25 minutos totais de forno, sua carne estará pronta para ser servida.

Qual é o melhor acompanhamento para o carré?

Uma carne tão sofisticada como essa merece uma companhia à altura. Assim, para fechar seu almoço ou jantar com chave de ouro, indicamos um vinho Alta Reserva Tannat.

Ele combina taninos firmes, mas elegantes, e nuances terrosas, além de grande riqueza de sabores, que se harmonizam muito bem com essa carne de gosto mais forte. Dessa forma, não há dúvidas de que você arrasará com a melhor combinação de sabor e sofisticação.

Como pudemos ver, o carré de cordeiro, apesar de ser uma carne nobre, é muito simples de se preparar e poderá ser o grande sucesso de qualquer reunião.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Conhece outras características dessa carne? Deixe um comentário, mande suas dúvidas e compartilhe sua opinião!