Comer bem em um local agradável e diferenciado é essencial para quem preza as boas coisas da vida. E, quando essa experiência se caracteriza por oferecer uma alimentação primorosamente rica, é melhor ainda.

É o caso de um almoço em uma churrascaria refinada, com ambiente e serviços diferenciados. Por sua vez, o aspecto nutricional dessa alimentação está na variedade de carnes servidas e nos nutrientes da carne vermelha.

A carne vermelha é um alimento muito rico. Em sua composição estão alguns nutrientes essenciais ao corpo humano. Embora os livros de culinária façam uma abordagem um pouco diferente, a ciência, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), considera carne vermelha aquela oriunda de bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equinos. 

A forma de manejo na criação e os cortes especiais vão caracterizar a qualidade e a excelência de cada carne. No entanto, de modo geral, os nutrientes da carne vermelha são bastante semelhantes, independentemente de sua origem animal.

Os mais importantes nutrientes da carne vermelha são:

  • Proteínas;
  • Vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6 e B12);
  • Fósforo;
  • Zinco;
  • Ferro;
  • Gorduras.

1. Proteínas

As proteínas são os nutrientes responsáveis pela formação e pela manutenção dos tecidos do corpo, assim como pela síntese dos componentes do sistema imunológico (a defesa interna do organismo). Além disso, participam da produção da hemoglobina do sangue e de diversas importantes enzimas do metabolismo.

As proteínas são utilizadas pelo corpo para a produção de energia na ausência de gorduras e carboidratos.

2. Vitaminas do Complexo B

Essas vitaminas participam direta e indiretamente de diversos processos vitais, como o funcionamento do sistema nervoso, a produção de energia, a proteção do sistema cardiovascular, a proteção da pele, dos olhos, dos cabelos e do sistema gastrointestinal.

3. Fósforo

O fósforo, como nutriente, é essencial para a formação dos ossos e dos dentes, juntamente com o cálcio. Por essa razão, é imprescindível na primeira infância e na adolescência.

Além dessas funções, o fósforo integra as reações metabólicas de liberação de energia para o organismo e, sobretudo, é um componente indispensável dos ácidos nucleicos (RNA e DNA), responsáveis pelas características genéticas do indivíduo.

4. Zinco

O zinco, para o organismo humano, é um micronutriente, isto é, é essencial, mas exigido em quantidades muito pequenas se comparadas com as dos macronutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos etc.). É responsável por manter saudáveis a pele, o cabelo e as unhas, assim como é essencial para o desenvolvimento e o funcionamento dos órgãos reprodutores.

Embora, de maneira geral, os alimentos vegetais contenham mais zinco que os alimentos de origem animal, nos primeiros a absorção pelo organismo fica prejudicada pela presença de fitatos nos vegetais que impedem a disponibilidade do zinco.

5. Ferro

A principal função do ferro no organismo é a formação da hemoglobina do sangue. Por essa razão os tratamentos para anemia envolvem a ingestão de ferro.

Assim como ocorre com outros minerais (zinco), a absorção do ferro originário das carnes é maior do que a daquele existente nos vegetais. 

6. Gordura

A febre de emagrecimento provocada, sobretudo, pela epidemia de obesidade em quase todo o mundo transformou as informações nutricionais em uma sequência de opiniões sem fundamentação. Uma das vítimas dessa profusão de desinformação foram as gorduras.

Decididamente, para o indivíduo médio, a gordura seria um mal que deveria ser evitado. E isso não é verdade. A gordura é um nutriente essencial para o organismo humano. A quantidade ingerida de forma descontrolada é que traz os transtornos conhecidos.

Gorduras são responsáveis pela absorção das chamadas vitaminas lipossolúveis (A, E, D e K), assim como pela produção de diversos hormônios. Além disso, constituem fonte de energia que pode ser acionada pelo organismo a qualquer momento. Constituem, portanto, importantes nutrientes da carne vermelha.

Agora que você já conhece mais sobre as propriedades saudáveis da carne vermelha, pode desfrutar ainda mais de seu almoço em uma churrascaria. Se gostou desse conteúdo, deixe seu comentário sobre esse post.