Quando pensamos em gastronomia brasileira, já é bem comum, dentre tantos pratos tradicionais da nossa cultura, lembrarmos do bom churrasco, não é mesmo? Nós, fiéis apreciadores dessa delícia, sempre estamos em busca de novidades, diferentes cortes ou até mesmo dicas que possam tornar a degustação desse prato ainda mais especial.

Pensando nisso, preparamos esta matéria explicando a diferença entre o bife de chorizo e bife ancho. Você os conhece? Continue a leitura para descobrir mais sobre o assunto.

O contrafilé

O contrafilé fica localizado na lateral superior do gado, posicionado acima de sua costela. Essa localização equivale ao lombo do porco. Tanto o chorizo quanto o ancho são cortes retirados do contrafilé do boi, mas de posições diferentes e, portanto, apresentam características distintas.

O bife de chorizo

O chorizo ficou bastante conhecido na Argentina, e é um corte retirado do miolo do contrafilé, ou seja, de sua porção central. Essa parte é especialmente macia, pois é pouco utilizada para a movimentação do boi, fazendo com que ela não se torne rígida.

A peça é composta por uma faixa de carne e uma espessa camada de gordura  na parte superior da peça, aspecto que lembra o de uma picanha. É uma carne com pouco marmoreio, portanto tem uma textura mais firme do que o ancho. Sua gordura encontra-se especialmente na camada superior. É um excelente corte para quem aprecia aquela gordura tostadinha especial.

É geralmente servido grelhado ou assado, e em grandes bifes ou, depois de preparado, servido em tiras com acompanhamentos de sabor suave (para não sobressaírem ao sabor da carne).

O bife ancho

Este corte, que também tornou-se bastante famoso na Argentina, no Brasil pode ser chamado também de bife de costela, e na França de entrecôte ou noix. O bife ancho é tirado da parte traseira do contrafilé. Por isso, tem como característica acentuada o marmoreio, que é a gordura entremeada na carne. Isso influencia muito na maciez da carne e no seu sabor.

Sua peça é composta por duas partes de carne em proporções diferentes (uma maior e outra menor), que são separadas por uma grande porção de gordura central. Diferentemente do chorizo, ela não forma aquela casquinha crocante de gordura, pois sua gordura encontra-se no meio da peça. 

Os cuidados no preparo

Como são cortes com a presença de gordura (entremeada ou não), quando mais tempo ficarem expostos ao calor (na brasa, na churrasqueira, na frigideira etc.), mais essa gordura irá derreter, fazendo com que a carne perca parte de sua maciez.

O ideal é prepará-la em fogo alto, retirando para servir assim que o bife estiver mal passado (interior da peça na coloração vermelha) ou no ponto (interior da peça em tons de rosado).

Outro cuidado importante é preparar esses cortes em bifes com aproximadamente 2 cm de espessura e com peso em torno de 300 gramas. Isso porque quanto mais fino for o bife, menor será a camada de gordura. Consequentemente, mais rápido ela derreterá, e mais rapidamente a carne passará do ponto, perdendo sua maciez.

Agora você já conhece as diferenças entre bife de chorizo e bife ancho. Deu água na boca, não é mesmo? Esperamos que tenha gostado desta matéria, e que tenhamos esclarecido suas dúvidas.

Agora, que tal compartilhar esta matéria em suas redes sociais? Ajude seus amigos a ficarem por dentro do mundo do churrasco.