O uso de palavras corretas, uma voz em bom tom e uma postura ereta do corpo são elementos que transmitem mensagens sobre você para os outros. De acordo com a maneira que você se porta, é possível notar o seu interesse ou desprezo pela situação. Por isso a importância de saber como usar a linguagem corporal.

Quando se conhece alguns detalhes da comunicação do nosso corpo, isso pode ser uma poderosa ferramenta nas reuniões de trabalho e apresentações.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça algumas dicas de linguagem corporal para conquistar uma boa imagem nas reuniões e fechar bons negócios. Confira!

Posicione-se à direita do chefe

Muitos profissionais acabam não se dando bem em reuniões porque não se posicionam no melhor lugar da mesa. O mais recomendável é ficar à direita do chefe.

Isso demonstra que você está à disposição dele para alguma coisa, além de deixar você mais evidente ao olhar dos outros durante a reunião, já que todos reparam no chefe durante as discussões.

Tenha cuidado com o tom de voz

É comum ver profissionais levantando o tom de voz para conseguir destaque ou reforçar a presença durante reuniões. Tenha cuidado, pois o efeito disso pode ser negativo! Uma pessoa que fala muito alto indica desrespeito e falta de empatia. Sendo assim, é melhor deixar o tom de voz natural.

Enquanto conversa, você conseguirá reparar se tem alguém que não compreende você. Neste caso, eleve seu tom de voz educada e moderadamente. Também prefira falar em momentos adequados: Não vá ser inconveniente e cometer descuidos em almoços de negócios, por exemplo.

Mantenha os braços soltos

A posição dos seus braços na reunião vai sinalizar o seu comportamento. Uma pessoa que deixa os braços abertos, sem cruzar, passa a imagem de confiança e credibilidade.

Sendo assim, evite cruzar os braços sobre o corpo. Mantenha-os abertos e transmita a ideia de que você está relaxado e disposto ao diálogo.

Não demonstre estar inquieto ou irritado

Muitas vezes, algum funcionário comete um erro grave ou algum anúncio infeliz é feito e a reunião pode sustentar um clima tenso. Isso pode gerar inquietação e irritabilidade, mas não deixe isso extravasar em você.

Peça licença e dê uma volta. Saia da sala de reunião e tente respirar fundo para aliviar a cabeça. Uma postura agressiva durante a reunião é algo bastante deselegante. É preciso se comportar em reuniões de negócios.

Chame todos pelo nome

Um profissional que chama seus colegas por nomes genéricos ou impróprios manifesta uma atitude de indiferença extremamente reprovável. Dessa forma, chame todos da reunião pelo nome. Se você não souber, pergunte. Assim, você vai atrair a atenção e conquistar o respeito de todos.

Com essas dicas, você vai saber perfeitamente como usar a linguagem corporal durante as diferentes reuniões de negócios. Agora que você já conhece alguns detalhes para ser bem sucedido neste encontros, que tal você mesmo organizar um almoço de negócios? Todos da empresa vão adorar! 

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