Almoçar é um hábito diário e, teoricamente, não tem muitos segredos, certo? Errado! Tratando-se de um almoço corporativo, alguns cuidados devem ser tomados e algumas regras de etiqueta específicas devem ser seguidas.

Além disso, o objetivo do evento tem de ser alcançado e é importante ter em mente que trocar a sala de reunião pelo salão de um restaurante pode garantir um excelente negócio!

Confira os itens indispensáveis para garantir o sucesso de um almoço corporativo.

Local adequado

O primeiro item que não pode faltar no almoço corporativo é um local adequado. Opte por um restaurante renomado e conhecido por seu excelente atendimento. Além disso, avalie a qualidade das bebidas e dos pratos servidos a fim de agradar o paladar de seu convidado.

Não se esqueça de pensar na facilidade de estacionamento ao redor do restaurante. Dificuldades para encontrar uma vaga ou um lugar seguro para estacionar serão um estresse. O ideal é que o local ofereça estacionamento próprio e, se possível, com manobrista.

Comida ideal

Que a comida deve ser boa, não há dúvidas. O importante nesse momento é optar por pratos mais tradicionais e que você já conheça. Veja quais são as preferências de seu convidado e faça algumas sugestões, se necessário.

Quanto à bebida, nada os impede de provar uma taça de vinho ou tomar uma cerveja. O importante é não exagerar e manter a pauta do almoço em foco. Se o convidado não aceitar a bebida alcoólica, não insista.

Boa educação

Como anfitrião, é imprescindível adotar algumas práticas para garantir o bem-estar e a boa impressão ao convidado. É importante chegar ao restaurante com antecedência e escolher um local discreto e confortável para que possam conversar, caso não tenha feito reserva antecipada. Evite fazer qualquer pedido antes da chegada do convidado e levante-se para cumprimentá-lo quando ele chegar.

Se possível, mantenha os eletrônicos guardados. Celulares, tablets e notebooks são ótimas ferramentas para o escritório, não para uma mesa de restaurante. Se puderem conversar sem estas interferências, melhor.

O anfitrião paga a conta. Sempre! Se o convidado se oferecer para pagar, diga que a despesa é por conta de sua empresa.

Assuntos de um almoço corporativo

Um evento como esse deve reunir duas características: momentos de descontração e momentos de negociação. Não é por se tratar de uma situação de negócios que tudo deve girar em torno disso. O almoço é justamente a deixa para um contato mais leve e pessoal.

Os assuntos iniciais devem ser amenos e agradáveis. É indicado dar início ao tema que motivou o encontro no decorrer da refeição. Enquanto isso, comentem sobre o restaurante, as opções de pratos e bebidas ou as notícias do dia. Lembre-se que vocês não estão em uma mesa de escritório e se permita ter momentos de leveza e de descontração. Esses cuidados farão toda diferença!

Um almoço corporativo deve ser bem direcionado para que tenha sucesso. O anfitrião deve pensar em todas essas questões para garantir um bom andamento das negociações. Concorda?

Essas foram algumas dicas para você organizar um almoço corporativo de sucesso. Quer ler mais conteúdos como esse? Então, descubra a importância do happy hour para a sua empresa.