Quanto mais alto for seu cargo em uma empresa, menos você trabalha internamente. Sendo assim, conciliar um almoço de negócios com reunião de trabalho é cada vez mais comum entre executivos, gestores e diretores.

Existem pontos positivos e negativos nesse tipo de evento. Você é capaz de fechar grandes contratos, por exemplo, mas o risco de causar uma má impressão é alto. Muitas pessoas confundem a reunião fora da empresa com um momento de descontração, então a informalidade excessiva prejudica o rendimento do encontro.

Confira agora sete passos para você organizar um almoço de negócios sem cometer erros!

1. Escolha bem o restaurante

A escolha do restaurante para o almoço de negócios é fundamental. Além da qualidade no atendimento, refeições e estrutura, alguns detalhes impactam diretamente no desempenho da reunião. Sua internet móvel pode falhar, sua bateria pode estar viciada e você não pode perder tempo achando vagas para estacionar, portanto, é fundamental que o restaurante disponibilize internet Wi-Fi de qualidade, manobristas e tomadas próximas às mesas. 

2. Inicie o almoço de negócios falando de assuntos informais

Todas as relações empresariais, contratos, negócios e parcerias são feitos por pessoas, então haja naturalmente como uma. Converse sobre assuntos mais informais antes do tema principal. Pesquise um ponto em comum e fale mais sobre ele. Resgate da memória assuntos mais leves do encontro anterior ou tenha em mente um roteiro de assuntos mais genéricos adaptados à realidade desse profissional.

Uma boa dica é utilizar o cargo como gatilho mental, pois, às, vezes, o tipo de conversa informal muda de acordo com o cargo que ele ocupa. 

3. Escolha uma refeição mais tradicional

Escolha uma refeição do seu agrado, mas evite complicações durante o almoço de negócios. É provável que você tenha que se comunicar e comer ao mesmo tempo, portanto, elimine tudo que possa atrapalhar esse momento. 

4. Tenha atenção na escolha das bebidas

Opte sempre por bebidas leves e naturais. Inconscientemente essa escolha transmite um ar de disciplina, saúde e qualidade de vida para os outros à mesa. Beber uma cerveja ou espumante é permitido, desde que exista abertura para isso, mas não é recomendável ultrapassar a primeira unidade.

Caso você esteja dirigindo, ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica é uma prática ilegal e a última coisa que você quer nessa reunião é ser apreendido pelos órgãos de trânsito. 

5. Comece a reunião sem auxílio de notebooks e tablets

A melhor impressão de confiança é aquela olho no olho, com um roteiro escrito, mas sem apelo tecnológico de tablets e notebooks. Caso isto não seja possível, certifique-se que o seu material está em bom estado, limpo e funcionando corretamente. Até a limpeza é levada em consideração quando o assunto é conquistar novas parcerias.

6. Pague a conta do convidado

Haja naturalmente e sempre pague a conta quando você é o anfitrião em um almoço de negócios. Caso a anfitriã seja uma mulher, mencione o cartão corporativo da empresa para evitar que o parceiro pague a conta antes de você, afinal, o homem tem precedência nos pagamentos. 

7. Adapte os passos anteriores com bom senso

Use o bom senso sempre! Adapte todos os passos anteriores para a sua realidade e torne padrão a boa impressão durante seus almoços de negócios. Assim você alinha um momento prazeroso do seu dia com resultados cada vez melhores.

Gostou do nosso artigo sobre almoço de negócios? Curta nossa página do Facebook e acompanhe todas as novidades do nosso blog!