Harmonizar cervejas é uma tarefa mais simples do que algumas pessoas pensam, e mais importante do que pode parecer. Combinar o tipo de cerveja correto com a comida escolhida vai ressaltar o sabor do alimento escolhido e da própria cerveja, evitando que um se sobreponha ao outro.

Uma das combinações mais comuns e saborosas é a cerveja com churrasco. Mas você sabe como harmonizar os dois? Alguns acreditam que qualquer cerveja combina com esse prato, mas se enganam. Existem alguns tipos de cerveja que vão potencializar o sabor e trazer novas descobertas para o seu paladar.

Confira cinco tipos de cerveja que harmonizam com carne vermelha!

1. Porter

Essa cerveja é uma ótima escolha para as carnes com um sabor marcante, como o bife de chorizo. O tipo porter é feito a partir do malte tostado, tendo uma cor mais escura e o sabor forte do amargor do lúpulo. Chocolate e caramelo são dois traços do seu aroma agradável.

Se você gosta de cervejas fortes, não vai se arrepender de beber uma porter: seu teor alcoólico varia entre 4% e 6%.

2. Brown Ale

As carnes bovinas têm uma ótima harmonização com o tipo brown ale. Elas possuem uma coloração que varia entre o castanho avermelhado e o escuro, com a espuma na cor creme. O seu sabor equilibra bem o amargor do lúpulo com o adocicado do malte.

Nesse tipo de rótulo, é possível perceber o aroma e o sabor mais forte de caramelo, chocolate e nozes, o que traz um sabor mais complexo e balanceado. Esse tipo de cerveja não é tão forte quanto a porter, mas possui o teor alcoólico similar.

3. Abbey Dubbel

De um modo geral, esse é um tipo de rótulo ideal para harmonizar cerveja com churrasco, pois cai bem com diversos tipos de carne vermelha. Ela é uma cerveja escura, bem marrom e rica em malte, o que traz doçura e retira o amargor do lúpulo, que não tem presença forte nela.

Possui um aroma mais frutado e é bem encorpada, com um sabor que pode lembrar nozes e chocolate. O seu sabor é intenso e o seu teor alcoólico costuma ser de 9%.

4. Double IPA

Se a sua preferência no churrasco for pelas carnes menos gordurosas, como o filé mignon, esse tipo de cerveja vai combinar muito bem. A double IPA tem como característica o alto amargor no sabor dela, já que costuma levar mais lúpulo que muitas cervejas.

É uma cerveja escura, que leva bastante malte para equilibra o amargor do lúpulo – mais ainda assim é bem amarga. Apesar dessa característica marcante do seu sabor, ela é refrescante, e o seu aroma de fruta em geral deve-se ao lúpulo em alta quantidade. Essa é uma cerveja forte no sabor e no teor alcoólico elevado, em média 13%.

5. Amber Lager

Outra opção para acompanhar as carnes vermelhas mais leves do churrasco é a amber lager. Dona de uma coloração âmbar — que é um laranja amarelado —, esse tipo de cerveja possui um sabor mais adocicado com um toque de amargor no final, devido à mistura do malte com o lúpulo.

O seu aroma também é mais doce, lembrando o malte. O seu teor alcoólico é o menor em comparação com os outros que apresentamos, ficando em torno de 4% e 5%.

O mais importante na hora de harmonizar cerveja com churrasco é descobrir qual tipo combina mais com o seu estilo e mais agrada o seu paladar. Essa é a melhor maneira de ter uma experiência incrível de sabores.

Gostou das dicas? Qual é o seu tipo preferido de cerveja para acompanhar o churrasco? Conte nos comentários!