Escolher boas carnes, organizar as bebidas e convidar os amigos. Tudo ponto para começar o churrasco? Não. Isso mesmo! Ainda falta preparar as salada para acompanhar o churrasco.

Além dos famosos molhos e farofas, as saladas são ótimas opções para acompanhar a carne assada, pois são ricas em fibras e podem auxiliar na digestão da proteína do prato principal. E sem contar que formam um lindo e colorido prato.

Existem vários tipos e combinações de ingredientes para compor uma salada. Selecionamos quatro pratos simples para você já fazer no próximo churrasco. Acompanhe!

Aprenda a preparar saladas para acompanhar o churrasco

1. Laranja com alface

É uma salada simples que leva alface, laranjas descascadas e cortadas em cubos, pimenta, sal, vinagre, cebolinha, mel e azeite.

laranja é uma fruta rica em fibras e a ingestão do bagaço auxilia na digestão da gordura da carne, ajudando no funcionamento dos intestinos grosso e delgado. Além disso, proporciona maior saciedade.

A fruta harmoniza bem com lombo de porco e carnes vermelhas mais gordurosas.

2. Pepino com gengibre

É uma ótima opção de salada que ajuda bastante na digestão da carne, pois contém gengibre na composição. Essa salada tem pepino fatiado, vinagre, suco de limão e cebola picada.

O gengibre é muito benéfico à saúde. Ele atua acelerando o metabolismo, estimulando, assim, a queima de gordura.

Além do gengibre, a salada possui pepino, que é um vegetal muito pobre em caloria e rico em água. Essa combinação de valores ajuda a manter o corpo hidratado e o funcionamento do intestino ativo.

Para a salada ficar mais nutritiva, você pode acrescentar sementes de gergelim.  Assim, terá um belo prato.

Vale lembrar que a salada combina muito bem com o cupim, por exemplo.

3. Salada de abacaxi

Essa saborosa salada leva abacaxi maduro cortado em cubos, repolho verde fatiado, creme de leite, vinagre branco, molho inglês, sal e pimenta.

O abacaxi é excelente para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxilia na queima da gordura por meio da enzina bromelina e controla o colesterol.

Acompanha muito bem todos os tipos de carne, sobretudo as mais gordurosas, como a carne de porco.

4. Salada de repolho roxo com maçã ver e uva passas

Essa salada, além de colorida, é muito nutritiva. Ela é feita com repolho roxo fatiado, maçã verde com casca, uvas passas preta e branca, azeite, suco de limão, iogurte desnatado e sal.

As maçãs verdes são fontes de fibras e contribuem para manter o sistema digestivo limpo e saudável. O repolho roxo também é rico em fibras, é antioxidante e possui baixa caloria, ou seja, é ótimo para acompanhar um saboroso churrasco.

Por terem essas propriedades, os ingredientes dessa salada compõem uma perfeita harmonização com o churrasco de carnes vermelhas, como a picanha ou alcatra.

O suco do limão presente em várias receitas ajuda também na digestão da carne, auxiliando no funcionamento do sistema digestivo.

E então, gostou das nossas sugestões de salada para acompanhar o churrasco? Deixe seu comentário contando qual a sua receita preferida e bom apetite!